Sermão 19 – 10/08/2018 - Piratiní e Platina


Em Nome de Deus o Clemente, o Misericordioso
Sermão 19 –  10/08/2018
Imam Abbas Al Feres
Sacro Reino de Piratiní
Mesquita Mariam de Porto Alegre
União dos Estados da Platina
Mesquita Imam Ali de Buenos Aires

Que Deus abençoe os cidadãos puros de coração e as mesquitas islâmicas do micromundo.

Uma abençoada sexta-feira aos irmãos muçulmanos e simpatizantes da comunidade islâmica. Nós do Supremo Congresso Islâmico Micronacional estamos presentes hoje nas Mesquitas de Piratiní e Platina.

O Supremo Congresso Islâmico Micronacional de Meca e Medina leva aos micronacionalistas palavras do verdadeiro islamismo propagado na lusofonia desde 2010 e contamos com mesquitas na Europa, Oriente e América.

Nosso sermão será focado na história do Profeta Jacó e ditos de Imam Ali Ibin Abi Taleb (A.S)

Nesta data especial aos pais deixaremos como exemplo o Profeta Jacó, conhecido no islamismo como um mensageiro da linha patriarcal de profetas enviados por Deus.  O nobre Alcorão ensina que cada um dos profetas ensinou a mesma mensagem fundamental de submissão ao Criador.

"E menciona os Nossos servos Abraão, Isaac e Jacó, possuidores de poder e de visão." (Alcorão 38:45)

Jacó é lembrado por ser um pai de grande força e caráter, sua submissão completa à vontade do Criador e respeito aos costumes monoteístas.

"Dizei: ‘Cremos em Deus, no que nos tem sido revelado, no que foi revelado a Abraão, a Ismael, a Isaac, a Jacó e às tribos; no que foi concedido a Moisés e a Jesus e no que foi dado aos profetas por seu Senhor; não fazemos distinção alguma entre eles, e nos submetemos a Ele.’" (Alcorão 2:136)

"E o agraciamos com Isaac e Jacó, como um dom adicional, e a todos fizemos virtuosos." (Alcorão 21:72)

Ibn Kathir, um sábio do Islã, menciona que o mensageiro Jacó deixou sua família, viajou para seu tio onde se casou com duas de suas primas, trabalhou como pastor para seu sogro.  Foi o pai de doze filhos e suas dinastias se tornaram conhecidas posteriormente como as 12 tribos de Israel. No nobre Alcorão o mensageiro Jacó também é chamado de Israel e os sábios islâmicos  explicam que este titulo significa "servo de Deus".

O profeta Jacó amou imensamente seu filho José e ele desempenhou um papel significativo na história profética que é relatado no capítulo intitulado “ José”.
No início de sua história o profeta José relata um sonho ao seu pai que interpreta que José alcançará um nível muito elevado em sociedade e que toda sua família ficará sob seu comando.

"Ó pai, vi, em sonho, onze estrelas, o sol e a lua; vi-os prostrando-se ante mim."(Alcorão 12:4)

"Ó filho meu, não relates teu sonho aos teus irmãos, para que não conspirem astutamente contra ti. Fica sabendo que Satanás é inimigo declarado do homem. E assim teu Senhor te elegerá e ensinar-te-á a interpretação das histórias e te agraciará com a Sua mercê, a ti e à família de Jacó, como agraciou anteriormente teus avós, Abraão e Isaque, porque teu Senhor é Sapiente, Prudentíssimo." (Alcorão 12:5-6)

O nobre Alcorão demonstra como este pai sofreu ao receber uma noticia falsa dos irmãos de José, Jacó foi um homem que amou seus filhos, mas suportou um sofrimento terrível.  Quando o irmão de José, Benjamim, é considerado perdido pela família, Jacó se lembra de sua dor por José e chora até ficar doente e perder a visão.
O pai de José chorou até seus familiares pensarem que ele tinha morrido de sofrimento, porém ele buscou o Criador e nunca renegou sua fé neste grande teste.

"Estáveis, acaso, presentes, quando a morte se apresentou a Jacó, que perguntou aos seus filhos: Que adorareis após a minha morte? Responderam-lhe: Adoraremos a teu Deus e o de teus pais: Abraão, Ismael e Isaque; o Deus Único, a Quem nos submetemos." (Alcorão 2:133)

Podemos nesta data especial aos pais tirar grandes exemplos do profeta Jacó, e lembrarmo-nos quantas vezes nossos pais choraram em silêncio para manter nosso coração alegre.
  
Finalizamos nosso encontro com algumas palavras iluminadas do pai dos órfãos  Imam Ali Ibin Abi Taleb ( A.S) e desejamos um feliz dia dos pais.  
   
O Imam Ali ibn abi Taleb (A.S.) disse:

      I.        O melhor irmão é aquele cuja irmandade não se baseia em prazeres materiais.
    II.        O comportamento virtuoso é o resultado de uma mente saudável.
   III.        O homem é reconhecido como nobre por sua sabedoria e sua conduta ética e não por seus bens ou família.
  IV.        A verdadeira fé envolve testemunho oral assim como ações.
   V.        O fiel age bastante e se distrai pouco.
  VI.        O fiel é flexível e confiável.
 VII.        O fiel está muito afastado do ódio e do desvio.
VIII.        O fiel é mais forte que uma rocha, entretanto é a mais humilde entre as criaturas.
  IX.        As maiores virtudes são a caridade, a assistência ao necessitado e a moderação em tudo.
   X.        A obediência aos pais é a maior das obrigações.

    Irmãos estejam na paz.
Salam


Levantamento de visualizações dos sermões -  01/03/2018 até 18/05/2018




         














O conteúdo é obra da SCIM que realiza seu trabalho no micromundo desde 2010, todas as mesquitas devidamente registradas receberão este sermão.
Procure uma Mesquita próxima e tire suas dúvidas  sobre o islamismo, nos responsabilizamos pelas Sociedades Beneficentes: Mesquita Beit Salam – Cidade de Le Havre (Império da França), Mesquita Ismail – Saint Ouen (Império da França), Mesquita Muhammad Rassulullah – Cidade de Paris (Império da França), Mesquita Abu Fadl Abbas – Cidade de Abu Dhabi (Reino da Escorvânia)-  Mesquita Fatima Al Zahra – Cidade de Fazzapur (Reino do Barin)- Mesquita Imam Ali de Buenos Aires (União dos Estados da Platina), Mesquita Mariam de Porto Alegre (Sacro Reino de Piratiní), Mesquita Beit Nuh (Principado de Terranova) e Mesquita Beit Harun de Beira Alta ( Reino de Gastón).  Nossa sede é na Cidade Sagrada de Medina, possuindo uma representação na Cidade de Jerusalém micro.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quem foi o Imam Hussein ibn Ali ibn abi Taleb - Ashura

A Recompensa da Visita ao Imam al-Hussein (A.S.) - Costumes dos muçulmanos na Escorvânia em Ashura